top of page

Qualidade de vida: Ambulatório de Reabilitação, da FMB, oferece atendimento gratuito de fisioterapia

Atendimento é voltado para pessoas de baixa renda.



A partir deste mês de março o projeto de Ambulatório de Reabilitação, da Fundação Manoel de Barros, oferece atendimento gratuito de Fisioterapia para pessoas de baixa renda, que ficaram com sequelas pós-covid ou que possuem comorbidades cardiorespiratórias, patologias ortopédicas ou neurofuncional. O projeto é realizado pela FMB, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Uniderp.


“Estes atendimentos são oferecidos por meio da reabilitação individualizada e humanizada, sempre com o acompanhamento do fisioterapeuta responsável. O objetivo é melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida dos nossos pacientes”, explica Adriane Possari Lemos, fisioterapeuta responsável técnica pelo projeto de Ambulatório.


Os atendimentos são realizados por fisioterapeutas e estagiários de Fisioterapia contratados pela Fundação Manoel de Barros. Assim, além de reestabelecer a qualidade de vida dos pacientes, o projeto também promove o aprendizado, contribuindo com a formação dos futuros fisioterapeutas.


Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Uniderp, Claudionora Neves, o estágio no Ambulatório é uma vivência muito importante para os estudantes: “Nesse contato mais próximo e humano com os pacientes (conhecendo-os, entendendo suas dificuldades...), os acadêmicos tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conduzindo protocolos de tratamento, acompanhando o desenvolvimento de cada pessoa e visualizando os avanços, a melhora do paciente. Então, realmente, é uma vivência muito importante para eles”.


Ambulatório nasceu durante a pandemia


A ideia de criação do Ambulatório surgiu em 2021, durante a pandemia da covid, como explica Marcos Henrique Marques, diretor da FMB: “Buscando auxiliar pessoas que haviam sido acometidas pela covid e que tinham ficado com sequelas da doença, a FMB, em parceria com o curso de Fisioterapia da Uniderp, buscou formas e recursos para realizar este projeto. Assim, o Ambulatório nasceu em 2021. Com o tempo, ampliamos os atendimentos e passamos a oferecer para as pessoas tratamento de reabilitação para outras patologias e comorbidades, além das sequelas da covid. E, desta forma, o Ambulatório tem trazido mais qualidade de vida para centenas de pessoas”.


Com a missão de melhorar a vida das pessoas com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, para construção de uma sociedade justa e igualitária, por intermédio de parcerias, fundamentados nas reais necessidades da comunidade e no respeito à sua cultura, a Fundação Manoel de Barros atua sob os pilares: ´Assistência Social´, ´Arte e Cultura´, ´Pesquisa e Ensino´ e, desde 2021, sob o pilar ´Saúde´, que passou a integrar seus trabalhos a partir da criação do Ambulatório de Reabilitação.


O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, no período vespertino, das 13h às 17 horas, na sede da Fundação Manoel de Barros (avenida Ceará, 119). Os atendimentos são realizados mediante análise do paciente e agendamento. Para tirar dúvidas sobre os atendimentos, indicação de tratamentos, entre outros, o telefone é o (67) 98403-0483.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.


--

Assessoria de Imprensa

Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897)

(67) 99203-3173

152 views0 comments

Comments


bottom of page