top of page

Pessoas idosas do Ativa Idade brilharam no palco

Apresentação reuniu centenas de pessoas no Teatro Glauce Rocha. Evento foi gratuito.



Em cima do palco: mães, pais, avós e bisavós. Na plateia: filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos. Uma jovem senhora de 90 anos de peruca vermelha e guitarra nas mãos interpretando Rita Lee. Um senhor em seus 70 e poucos anos soltando a voz com a letra de Elza Soares. Senhoras e senhores, com roupas coloridas e sombrinhas de frevo nas mãos, se balançam ao som de Gal Costa. Com o ´sol e a lua nas mãos´, jovens entre 55 e 90 anos, cantam Delinha. Mais de 60 jovens com mais de 55 anos, do projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, brilharam com apresentações de canto e de dança no espetáculo ´Divas Night´, na última quinta-feira (26), no Teatro Glauce Rocha.


Uma celebração à pessoa idosa, uma celebração ao projeto Ativa Idade, uma celebração à vida. O espetáculo comemorou o outubro prateado (mês voltado à valorização da pessoa idosa) e evidenciou o resultado das atividades que são oferecidas pelo projeto Ativa Idade. “O espetáculo é um grande momento de comemoração e de reconhecimento! É uma alegria mostrar que as nossas pessoas idosas são capazes de realizar, são autônomas, confiantes, porque subir no palco não é fácil, e nessa noite elas mais uma vez brilharam aos nossos olhos e coração!”, realçou Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.


No show ´Divas Night´ os participantes do projeto Ativa Idade homenagearam as divas brasileiras Delinha, Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee; por meio de apresentações de dança e de canto. Com o cantar de uma doce criança, aos 80 anos, Inocência Robaldo Guedes, soltou a voz nas apresentações do coral com as canções ´Balancê´ e ´Chuva de Prata´, de Gal Costa; ´Se Acaso Você Chegasse´ de Elza Soares e; ´Ovelha Negra´ e ´Arrombou a Festa n° 2´, de Rita Lee. “Foi maravilhoso, muito bom. Me sinto como uma criança, o que eu não fiz quando criança eu faço hoje”, declarou Inocência.


Na plateia, Neiva Guedes, filha de Inocência, ressaltou a importância do projeto: “A gente vê a expectativa dela, os preparativos e, hoje, vê-la se apresentando no palco, junto com os outros participantes, é maravilhoso. A Fundação está de Parabéns porque é um trabalho que nos encanta, que nos acolhe, que nos enche de orgulho. Tenho o maior orgulho da Fundação Manoel de Barros. A realização da vida da minha mãe agora está sendo a Fundação Manoel de Barros!”.


Depois de se apresentar no palco com uma sombrinha colorida de frevo a música ´Festa no interior´, de Gal Costa, Isolde Schulz, de 76 anos, contou que a apresentação deste ano foi sinônimo de superação: “Foi maravilhoso participar este ano, pois ano passado eu estava doente e só consegui vir assistir. Hoje foi uma realização!”. Já Avelina Gonçalves, que dançou ao som de ´Flagra´ e ´Erva Venenosa´, de Rita Lee, revelou que, mesmo estando em seu décimo ano de projeto: “Dá sempre um friozinho na barriga, mas a gente supera!”.


Aos 77 anos de idade, Josefina Andrade Almeida, encheu sua família de orgulho, como descreve seu esposo Silvino Barbosa de Almeida, com quem é casada há 58 anos: “Foi muito bacana, maravilhoso, ficamos impressionados de ver ela se apresentando, foi muito bonito. E ano que vem estaremos aqui de novo, se Deus quiser!”.


Ativa Idade


O projeto Ativa Idade busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar. Para proporcionar qualidade de vida e promover a socialização, bem-estar e saúde, são oferecidas aulas de dança e ginástica, inclusão digital, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, passeios, dinâmicas, oficinas com profissionais e diversas ações, pensadas especialmente para a pessoa idosa. Atualmente o projeto conta com 110 participantes.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.



--

Assessoria de Imprensa - Isabela Ferreira (DRT/MS 897) - (67) 99203-3173

25 views0 comments
bottom of page