top of page

FMB lança ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´ para estudantes da rede pública

Estudantes farão redações sobre os desafios para a preservação do bioma Pantanal.



Um ´passeio´ pelas palavras, pelos poemas, pelas obras de Manoel de Barros pode levar alunos da rede pública de ensino ao sonho da graduação. A Fundação Manoel de Barros (FMB), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Grupo Companhia das Letras e Uniderp, lança nesta semana o ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, que premiará alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, com bolsas de estudo em universidade.


Para a Fundação Manoel de Barros a Educação é um mecanismo de transformação e mobilidade social, para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, o Concurso busca incentivar a leitura, a escrita e a prática do ensino em um concurso real com as competências do Enem e; oportunizar o acesso dos jovens ao Ensino Superior. “Coisas boas acontecem aqui na Fundação Manoel de Barros e nós queremos estender aos jovens por meio do ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´!”, realça Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.


Um passeio pela redação!



O Concurso será voltado para estudantes do último ano do Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. Para participar, os jovens deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sobre o tema ´Desafios para a preservação do bioma Pantanal: responsabilidade local e nacional pela busca da sustentabilidade´. A redação seguirá o modelo da prova do Enem.


A aplicação da redação será realizada pelas escolas públicas, no período de aula, entre 14 de agosto e 13 de setembro de 2023; cada escola irá definir o melhor dia para a aplicação, conforme calendário escolar. Depois, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigirá e selecionará, até 10 de outubro, as 40 melhores redações.


Por fim, a Comissão Julgadora (composta por professores formados em Letras da Uniderp e da comunidade, representantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Secretaria de Estado de Educação), selecionará entre as 40 redações, as 10 melhores. A grande premiação será em 20 de outubro, Dia do Poeta, com a participação dos 40 alunos autores selecionados.


Um passeio rumo ao Ensino Superior!


Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Os vencedores poderão escolher entre os cursos de graduação que estão relacionados no Regulamento do Concurso, entre eles estão os cursos de Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, entre outros. O professor do aluno que conquistar o primeiro lugar também será premiado, ele receberá uma bolsa de estudos de 100% na modalidade EAD de pós-graduação Lato Sensu.


Mais informações sobre o ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´ pelo site www.fmb.org.br (regulamento) ou pelo telefone (67) 98166-0166.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.




--

Assessoria de Imprensa

Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897)

(67) 99203-3173

500 views0 comments

Comments


bottom of page