top of page

´Continuando no Caminho´, Fundação Manoel de Barros celebra 25 anos promovendo qualidade de vida

Fundação também atua para difundir as obras do poeta.



“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”, diz Manoel de Barros na obra ´Livro sobre Nada´. Ir além, acompanhar as mudanças, desenvolver novos pensamentos e ideias, disponibilizando seus recursos para atender as pessoas, praticando o bem e, sempre, focando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, assim a Fundação Manoel de Barros completa 25 anos nesta quinta-feira (26).


“O poeta Manoel de Barros inspira a Fundação a abrir as suas portas todos os dias para ´encontrar o seu azul´, superar os seus limites, pelas asas do trabalho, inovação, integridade, empatia e do amor às pessoas!”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da Fundação. Com a inspiração do poeta, que lá em 1998 (ano de criação da FMB) cedeu seu nome carinhosamente para a organização, a Fundação atende jovens, adultos e pessoas idosas por meio de diversos programas e projetos sociais, além de difundir a obra do poeta.


Criada em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. “A FMB nasceu para oportunizar para a sociedade sul-mato-grossense e da região do Pantanal, o desenvolvimento. Realizar entregas no âmbito social, da educação, da pesquisa, da arte e cultura e, da saúde”, explica Marques.


Da Assistência Social à Saúde


A Fundação atua sob quatro pilares: ´Assistência Social´, ´Arte e Cultura´, ´Pesquisa e Ensino´ e ´Saúde´. Pela ´Assistência Social´ realiza diversos programas e projetos, como o ´Programa Eu Alimento´, que anualmente arrecada e distribui alimentos perecíveis e não perecíveis para organizações da sociedade civil, ´enchendo o prato´ de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estima-se que já foram arrecadados mais de 50 toneladas de alimentos. Outro exemplo, é o projeto ´Em Busca do Saber´ que atua com mulheres em baixa renda. Também há o programa ´Jovem em Ação´, que empodera jovens para o mercado de trabalho.


Outro projeto muito importante deste pilar é o Ativa Idade, voltada para pessoas idosas. Ele nasceu em 2013 para promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar. Neste ano em que o Ativa Idade completa 10 anos de existência, o projeto soma mais de 2 mil atendimentos para pessoas idosas. Também pela ´Assistência Social´ a FMB promoveu o esporte com os projetos ´Descobrindo Talentos´ (que atendia crianças) e ´Superando Limites no Esporte´ (voltado para jovens).


Pelo pilar ´Arte e Cultura´, em mais de duas décadas, a Fundação por meio da sua emissora de rádio Uniderp FM 103,7, promoveu espetáculos de dança e teatro, shows, exposições de arte e outras manisfestações culturais. Outro destaque é o ´Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, realizado para alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande e região; com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura das obras do poeta. Além disso, o Concurso oportuniza o acesso ao Ensino Superior, pois os três primeiros colocados recebem bolsas de estudos na Uniderp. Desde a primeira edição, mais de 20 mil jovens já participaram do Concurso.


Já pelo pilar ´Pesquisa e Ensino´, durante esses 25 anos a FMB desenvolveu o ´Programa de Ovinocultura´ em MS com o atendimento a pequenos produtores, o Programa de empreendedorismo ´Empreender para Transformar´, a ´Interp – Incubadora de empresas´ que atua na mobilidade empresarial e social dos empreendedores envolvidos, entre outros. Pelo pilar ´Saúde´ foi criado o ´Ambulatório de Reabilitação´ em 2021, que nasceu com foco em atender pessoas que ficaram com sequelas pós covid e hoje expandiu seus serviços, oferecendo atendimentos de fisioterapia, psicologia e nutrição, gratuitos, para pessoas de baixa renda que ficaram com sequelas pós-covid ou que possuem comorbidades cardiorrespiratórias decorrentes de outras doenças.


“Hoje a Fundação Manoel de Barros está estabelecida como uma organização da sociedade civil que ´continua no caminho´ unindo pessoas e promovendo o desenvolvimento, acreditando que o propósito de abrir as suas portas todos os dias é para que coisas boas aconteçam por aqui. E o ´aqui´ significa o nosso mundo: as pessoas que estão aqui com a gente; as pessoas que são atendidas, a sociedade, a família, a nossa equipe e os nossos parceiros. Acredito que cada pessoa que conseguimos atender nós transformamos a vida dessa pessoa e das pessoas envolvidas nesse atendimento, seja do poder público, da iniciativa privada, os colaboradores, a família! Agradecemos a todas as pessoas que caminharam ao nosso lado até aqui e que possamos continuar juntos, construindo um futuro melhor a cada dia”, finaliza Marques.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.

--

Assessoria de Imprensa

Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897)

(67) 99203-3173


30 views0 comments
bottom of page