Com um Plano de Biossegurança, criado com medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos da covid-19, o projeto Ativa Idade, realizado pela Fundação Manoel de Barros para 103 pessoas idosas, retornou com as atividades presenciais de dança e ginástica, informática, pilates, canto e tai chi chuan; no início deste mês de agosto.
As atividades do projeto Ativa Idade sofreram impactos diretos pelas medidas de combate a pandemia do novo coronavírus. Essas medidas, sobretudo de isolamento, foram necessárias e beneficiaram principalmente o grupo de perfil dos usuários que possuem mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de maior risco quando acometidos pela doença. Durante todo o período de distanciamento social, a FMB promoveu várias atividades remotas. As aulas de ginástica, informática, tai chi chuan, canto e pilates foram transmitidas pela internet e foram criadas ações, como o Programa Madrinha & Padrinho, o Jardim do Manoel, a Festa na Caixa e o Concurso de Pintura, para os usuários do projeto.
“Estamos muito felizes com o retorno dos usuários do projeto Ativa Idade, é uma grande alegria vê-los aqui na Fundação Manoel de Barros, ativos, participando das nossas atividades”, descreve Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.
O projeto Ativa Idade é realizado pela FMB desde 2013 e tem o propósito de promover a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela se torne uma pessoa mais participativa na sociedade e, com isso, possa se reinventar, resgatar a autoestima, recuperar o vínculo familiar, fazer novas amizades, desenvolver habilidades, ser mais ativa. Atualmente a FMB atua com apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/ ou pelo telefone (67) 3384-8042.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Manoel de Barros.
Comments