Poemas de Manoel de Barros inspiram ´6º Concurso de Redação´ para alunos de escolas públicas

Os três primeiros colocados serão premiados com bolsas de estudos em universidade.



Para incentivar a leitura das obras do poeta Manoel de Barros e a escrita, a Fundação Manoel de Barros realiza o ´6º Concurso de Redação - Um Passeio com Manoel´, para alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. O Concurso conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Uniderp e da Companhia das Letras.


“Além de estimular a leitura e a escrita, aproximar os jovens das obras de Manoel de Barros, com o Concurso buscamos oportunizar o acesso ao Ensino Superior, pois acreditamos que a Educação é um mecanismo de transformação e mobilidade social, para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. Realizamos o Concurso desde 2012 e, desde então, temos presenciado o quanto a Educação, a Graduação, tem transformado a vida dos vencedores das cinco edições já realizadas. A vencedora da primeira edição, por exemplo, Ennesli Granjeiro, formou-se em Direito”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da Fundação Manoel de Barros.


Da redação ao sonho da graduação


Para participar do Concurso os estudantes deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Conforme o Regulamento, será solicitado a produção do texto com possível viés temático diante de um dos poemas do poeta Manoel de Barros, ´O Apanhador de Desperdícios´, do livro Memórias Inventadas, dentre outros textos que farão parte da coletânea da prova. Os estudantes serão estimulados a fazer um verdadeiro ´passeio´ pelas obras do poeta.


De 01 a 31 de agosto as provas serão aplicadas nas escolas públicas; cada escola irá definir o melhor dia para a aplicação, conforme calendário escolar. De 12 a 30 de setembro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros fará a correção e seleção das 40 melhores redações. Depois, ainda neste período, a Comissão Julgadora (composta por professores formados em Letras da Uniderp e da comunidade, representantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Secretaria de Estado de Educação), selecionará entre as 40 redações, as 10 melhores. A grande premiação será em 20 de outubro, Dia do Poeta, com a participação dos 40 alunos autores selecionados.


“Quanto a premiação temos o apoio da Uniderp, nossa grande parceira. Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Os vencedores poderão escolher entre os cursos de graduação que estão relacionados no Regulamento do Concurso, entre as opções estão: Direito, Biomedicina, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros. É uma oportunidade para os jovens ingressarem no Ensino Superior, realizarem o sonho da graduação e transformarem suas vidas”, explica Marques.


Mais informações sobre o ´6º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´ pelo telefone (67) 3384-8042.


--

Assessoria de Imprensa

Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897)

(67) 99203-3173

3 views0 comments