top of page

Mais de 15 organizações e projetos sociais foram beneficiados pelo Programa ´Eu Alimento!´ da FMB

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na última segunda-feira (16 de outubro), a Fundação Manoel de Barros realizou a entrega de alimentos para representantes de organizações e projetos sociais.


Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social foram beneficiados na última edição do Programa ´Eu Alimento!´, da Fundação Manoel de Barros. Durante um ano, o Programa arrecadou cerca de 13 toneladas de alimentos e os distribuiu para mais de 15 organizações e projetos sociais.



O Programa ´Eu Alimento!´ nasceu da Campanha ´Eu Alimento!´, que é realizada pela Fundação Manoel de Barros desde 2017 e que engloba as ações de assistência social da Organização. A partir de 2020 a Campanha transformou-se em um Programa de arrecadação anual de alimentos. A atual edição do Programa começou em 17 de outubro de 2022 e foi encerrada na última segunda-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, data instituída pela ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO); totalizando um ano de arrecadação.


Para finalizar essa última edição (2022/2023), a FMB realizou um desafio final de 45 dias de arrecadação, entre 01 de setembro e 15 de outubro deste ano. Durante esse período foram arrecadadas cerca de 3 toneladas de alimentos. Esses alimentos foram divididos entre sete organizações e projetos sociais, que os receberam em uma cerimônia de encerramento do Programa, realizada na última segunda-feira (16). O encontro também contou com uma palestra sobre aproveitamento de alimentos, proferida pela estudante de Nutrição da Uniderp, Ana Segatto.


A ´Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo´ (ACIESP), que atende mulheres que sofreram violência doméstica e pessoas idosas, foi uma das organizações beneficiadas. Segundo a coordenadora Morgana Santos, não há como mensurar o quanto essa doação é importante. “É um respiro pra gente. Atendemos muitas vítimas de violência doméstica, famílias. Esses alimentos chegam numa hora importantíssima, estamos com muitos pedidos de alimentos, pessoas pedindo essa ajuda. Precisamos dar esse apoio para essas famílias, para que elas tenham uma segurança maior, um chão para pisar e poder correr atrás de outras coisas, ou seja, menos uma preocupação; é um fôlego maior pra elas”, ressalta.


O projeto ´Mãe Maria Santana´ também recebeu quilos e quilos de alimentos do Programa ´Eu Alimento!´. Umbilina Santana, que realiza o projeto, conta que todos os sábados este projeto produz e distribui refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social da comunidade Nossa Senhora Aparecida: “Antes produzíamos refeições somente para crianças do bairro, porém, após a pandemia, também começamos a acolher adultos, mendigos, moradores carentes da região. Lá no nosso projeto a falta de alimento é muito grande, receber essa doação é muito importante pra nós”.


Nesta edição foram beneficiadas as seguintes organizações sociais: ABREC, Associação Renasce Uma Nova Esperança, Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo (ACIESP), Colibri, Associação Trabalho Social Estrela Branca, Vovó Miloca, Comunidade São João Batista, Associação Arnaldo Estevão Figueiredo, Asilo São João Bosco, Viver Bem – Lar para Idosos, Sementes do Amanhecer, Sirpha LAR DO IDOSO e; os projetos ´Escolinha da Tia More´, ´Mãe Maria Santana´, ´Em Busca do Saber´, ´Jovem em Ação´ e ´Ativa Idade´.


A nova edição do Programa ´Eu Alimento!´ começa nesta terça-feira, 17 de outubro, e segue arrecadando alimentos perecíveis e não perecíveis até 16 de outubro de 2024. Para fazer a sua doação basta ir até a sede da Fundação, na rua Ceará, 119, bairro Miguel Couto, entrar pelo estacionamento e deixar a doação. O atendimento da FMB é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.



--

Assessoria de Imprensa - Isabela Ferreira (DRT/MS 897) - (67) 99203-3173

29 views0 comments

Comments


bottom of page