FMB realiza Programa para empoderar jovens para o mercado de trabalho e para a vida

´Jovem em Ação´ busca desenvolver habilidades e competências, além de despertar um olhar crítico e responsável dos jovens pelas questões sociais e de direitos humanos.



Direitos Humanos, Comunicação e Marketing Pessoal, Empreendedorismo, Gestão Financeira e Novas Tecnologias, estes são alguns dos temas que serão trabalhados com 35 jovens da capital, durante seis meses, pelo Programa ´Jovem em Ação´, que desenvolve o projeto ´Quanto mais me conheço, mais realizo´. A iniciativa é da Fundação Manoel de Barros, com incentivo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).


Com atividades de transformação social, promoção de qualidade de vida, fortalecimento do vínculo familiar e do convívio social, o projeto ´Quanto mais me conheço, mais realizo´ é voltado para adolescentes e jovens. Busca contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade; promover o desenvolvimento de competências e habilidades que levem o jovem a buscar novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida pessoal e profissional e, realizar atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.


Assim, focado nos jovens campo-grandenses, o Programa ´Jovem em Ação´ busca contribuir para elevar a empregabilidade; proporcionar encontros que ampliem o conhecimento e troca de experiências; aumentar a autoestima, satisfação, realização e bem-estar e; empoderar todos os participantes sobre a importância da inclusão social e do exercício da cidadania.


“Todas as atividades que desenvolvemos na Fundação Manoel de Barros possuem um objetivo principal: melhorar a qualidade de vida dos usuários, com nossos projetos e programas sociais. Com o slogan ´Unindo pessoas, promovendo o desenvolvimento´ buscamos firmar parcerias que possam potencializar nossas ações. Acreditamos que ao promover a mudança em atitudes e comportamentos nas pessoas, promovemos uma mudança no entorno da vida delas e assim promovemos em cadeia uma sociedade mais justa e consciente de seus deveres, valores e direitos”, ressalta Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.


Empoderamento: jovens terão a oportunidade de se transformar para o mercado de trabalho


O programa iniciou suas atividades no dia 10 de maio e segue até novembro. Os 35 participantes têm encontros toda semana, nas tardes de terça e quinta-feira. Ao todo, serão seis meses de ações. Leandro Rocha Fialho, de 16 anos, conta que decidiu participar do Programa porque quer aprender mais e se desenvolver profissionalmente. Também em busca de novos conhecimentos, Samily Carvalho Belini da Silva, de 15 anos, espera melhorar sua autoconfiança e entender de que forma pode contribuir no mercado de trabalho.


Durante o Programa, Leandro, Samily e os demais participantes terão acesso a cinco oficinas ministradas por especialistas: oficina de Direitos Humanos, oficina de Gestão Financeira, oficina de Marketing Pessoal, oficina de Gestão Jovem Empreendedor e oficina de Novas Tecnologias.




Na oficina de Direitos Humanos o propósito é desenvolver um olhar crítico e responsável pelas questões sociais e de direitos humanos, bem como, fundamentar o discurso do jovem sobre o tema, quanto a sua atuação como membro de uma comunidade. Na oficina de Gestão Financeira o objetivo é orientar os jovens sobre a importância da gestão das finanças, pois é nessa idade que começamos a pensar na independência financeira com o ingresso no mercado de trabalho.


Na oficina de Marketing Pessoal serão compartilhadas estratégicas e ações que visam melhorar a imagem do jovem na sociedade e no ambiente de trabalho, com relação a comportamentos e atitudes. Outro objetivo desta oficina é mostrar ao participante a importância de se construir uma rede de contatos (networking). Nos dias de hoje, aprender sobre empreendedorismo é essencial, por isso, na oficina Gestão Jovem Empreendedor a proposta é desenvolver habilidades, para que o jovem seja capaz de enfrentar desafios. E na oficina de Novas Tecnologias a ideia é conectar os jovens com as novidades do mundo virtual; internet, aplicativos e games.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.


--

Assessoria de Imprensa

Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897)

(67) 99203-3173

32 views0 comments